Endometriose x Adenomiose

Conhecidas como doenças da mulher moderna relacionadas a muitas menstruações ao longo da vida, também com opção por uma gravidez tardia ou mesmo por não ter filhos -, a endometriose e a adenomiose são frequentemente conhecidas na cultura popular como “primas”, apesar das causas específicas ainda serem desconhecidas, as doenças têm uma correlação.

Ambas parecem estar ligadas aos hormônios femininos responsáveis pela menstruação.

Mulheres que menstruaram mais cedo e mais vezes ao longo da vida podem estar mais susceptíveis.

São doenças multifatoriais e acreditamos que há predisposição genética envolvida, influência do meio, entre outros fatores”.

Menstruação retrógrada

Uma das teorias para explicar a endometriose é a menstruação retrógrada – quando o sangue volta pelas tubas uterinas e pode implicar no crescimento do tecido do endométrio fora do útero.

Já para adenomiose, uma das teorias é a da invaginação, em que o endométrio se infiltra na parede do útero criando focos nessa região.

 

A Humanize Diagnósticos é um laboratório especializado no ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Agende e faça seu exame com especialistas.

 

Referências bibliográficas

Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/

Acurácia do Ultrassom Transvaginal para Diagnóstico de Endometriose Profunda no Retossigmoide: Revisão Sistemática e Meta-Análise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26213903/

Abordagem sistemática da avaliação ultrassonográfica da pelve em mulheres com suspeita de endometriose, incluindo termos, definições e medidas: uma opinião de consenso do grupo International de Analise da Endometriose Profunda (IDEA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27349699/

Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/

Ultrassonografia para Endometriose Profunda Infiltrativa e Ovariana. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076877/

Ultrassom transvaginal versus ressonância magnética para diagnóstico de endometriose profunda infiltrativa: revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29154402/

Sites com informações importantes e confiáveis em ginecologia e obstetrícia.

https://www.sogesp.com.br/

https://aagl.org

Saiba mais sobre:

Como descobrir se tenho endometriose?

O que causa a endometriose?

Alimentos antioxidantes no combate da endometriose

Artigo publicado por Dra. Aline Mormilo Borges CRM 120.044