A Endometriose na bexiga

Endometriose na bexiga pode acometer entre 6 e 10% das mulheres com endometriose profunda. Ela acontece quando o tecido endometrial cresce dentro ou na superfície da bexiga.

Embora a doença ocorra com mais regularidade nos órgãos reprodutores, ela pode se espalhar também pela região pélvica. 

E um dos órgãos afetados pode ser a bexiga.

Sintomas

Os principais sintomas de endometriose na bexiga são dor ou ardor ao urinar, vontade frequente de esvaziar a bexiga e presença de sangue na urina.

Uma dica: observe se estes sintomas ocorrem durante a menstruação. Se estiverem presentes sobretudo no período menstrual, é alta a chance de endometriose na bexiga. Os sintomas muitas vezes são parecidos com os de cistite crônica.

Tratamento

Caso você tenha dores constantes ao urinar, procure um ginecologista. A consulta com um especialista é muito importante. Caso não seja tratada, a endometriose na bexiga pode comprometer as funções do sistema urinário.

Além do exame clínico, o ginecologista poderá pedir uma urocultura (exame de urina), para saber se a paciente está ou não com infecção de urina.

Outro exame essencial para o diagnóstico de endometriose na bexiga é o ultrassom. É importante também que este ultrassom seja realizado por um especialista em endometriose. Isso porque porque nem todos os profissionais da saúde sabem diagnosticar a endometriose com precisão, o que pode afetar o resultado.

A cirurgia é o tratamento mais comum no caso de endometriose na bexiga. Mas só quem poderá dar este diagnóstico é o médico. A cirurgia faz a remoção do tecido endometrial.

A Humanize Diagnósticos é um laboratório especializado no ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Agende e faça seu exame com especialistas.

 

Referências bibliográficas

Acurácia do Ultrassom Transvaginal para Diagnóstico de Endometriose Profunda no Retossigmoide: Revisão Sistemática e Meta-Análise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26213903/

Abordagem sistemática da avaliação ultrassonográfica da pelve em mulheres com suspeita de endometriose, incluindo termos, definições e medidas: uma opinião de consenso do grupo International de Analise da Endometriose Profunda (IDEA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27349699/

Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/

Ultrassonografia para Endometriose Profunda Infiltrativa e Ovariana. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076877/

Ultrassom transvaginal versus ressonância magnética para diagnóstico de endometriose profunda infiltrativa: revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29154402/

Saiba mais sobre:

Quais os tipos de endometriose?

Quais os exames detectam a endometriose?

Quais os tratamentos para endometriose?

Artigo publicado por Dra. Aline Mormilo Borges CRM 120.044