Cirurgia para a Endometriose
Conforme o cirurgião e especialista em Endometriose, Dr. Fernando Guastella, a cirurgia para o tratamento da endometriose tem sofrida muitas modificações ao longo dos anos.
Inicialmente as cirurgias eram realizadas cortando a barriga, a chamada laparotomia, com um corte semelhante ao da cesárea, o médico acessa aos órgãos da pelve e então trata os focos da endometriose.
Este tipo de cirurgia atualmente deve ser evitado, devido ao grande desenvolvimento da laparoscopia.
Cirurgia laparoscopia
É a forma ideal para o tratamento da endometriose. Antigamente era utilizada para diagnosticar a endometriose e muitas vezes outra cirurgia era agendada para o tratamento definitivo de todos os focos da doença.
Atualmente o diagnóstico da endometriose é realizado pelos métodos de imagem, especialmente pela ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e também pela ressonância magnética, sendo que a cirurgia é indicada para o tratamento definitivo da doença e não mais para o diagnóstico.
Excepcionalmente a laparoscopia é indicada para o diagnóstico da endometriose e reservada para situações em que a paciente tem muita clínica para a doença, mas os exames de imagem não detectam a doença, para saber mais clique aqui nos tipos de endometriose
Cirurgia e o estadiamento da endometriose
Antes da cirurgia é preciso que seja realizado o estadiamento da endometriose, ou seja, é preciso que o médico ginecologista saiba todos os locais em que a mulher tem endometriose, para compor uma equipe preparada para uma cirurgia completa.
Por exemplo: se a mulher apresenta endometriose no intestino é preciso que um cirurgião do aparelho digestivo participe da cirurgia, ou se a endometriose estiver no ureter é preciso que um urologista participe da cirurgia.
O principal fator da cirurgia
É tratar todos os focos de endometriose e desta forma minimizar as chances dos sintomas permanecerem.
Outro aspecto importante no tratamento cirúrgico diz respeito a técnica cirúrgica.
A técnica por excisão dos focos de endometriose deve ser sempre empregada, em detrimento da simples cauterização dos focos de endometriose.
A técnica por cauterização
Não consegue tratar adequadamente a doença mais profunda e a recidiva dos sintomas pode ser muito precoce, necessitando de nova cirurgia para o tratamento definitivo.
Converse com seu médico para conhecer as opções de tratamento para o seu caso.
A Humanize Diagnósticos é um laboratório especializado no ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Agende e faça seu exame com especialistas.
Referências bibliográficas
Acurácia do Ultrassom Transvaginal para Diagnóstico de Endometriose Profunda no Retossigmoide: Revisão Sistemática e Meta-Análise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26213903/
Abordagem sistemática da avaliação ultrassonográfica da pelve em mulheres com suspeita de endometriose, incluindo termos, definições e medidas: uma opinião de consenso do grupo International de Analise da Endometriose Profunda (IDEA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27349699/
Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/
Ultrassonografia para Endometriose Profunda Infiltrativa e Ovariana. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076877/
Ultrassom transvaginal versus ressonância magnética para diagnóstico de endometriose profunda infiltrativa: revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29154402/
Sites com informações importantes e confiáveis em ginecologia e obstetrícia.
Saiba mais sobre:
Artigo publicado por Dr. Fernando Guastella CRM 112.601
Leave A Comment