Cirurgia para a Endometriose

A cirurgia para o tratamento da endometriose tem sofrida muitas modificações ao longo dos anos.

Inicialmente as cirurgias eram realizadas cortando a barriga, a chamada laparotomia, com um corte semelhante ao da cesárea, o médico acessa aos órgãos da pelve e então trata os focos da endometriose.

Este tipo de cirurgia atualmente deve ser evitado, devido ao grande desenvolvimento da laparoscopia.

Cirurgia laparoscopia

É a forma ideal para o tratamento da endometriose. Antigamente era utilizada para diagnosticar a endometriose e muitas vezes outra cirurgia era agendada para o tratamento definitivo de todos os focos da doença.

Atualmente o diagnóstico da endometriose é realizado pelos métodos de imagem, especialmente pela ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e também pela ressonância magnética, sendo que a cirurgia é indicada para o tratamento definitivo da doença e não mais para o diagnóstico.

Excepcionalmente a laparoscopia é indicada para o diagnóstico da endometriose e reservada para situações em que a paciente tem muita clínica para a doença, mas os exames de imagem não detectam a doença, para saber mais clique aqui nos tipos de endometriose

Cirurgia e o estadiamento da endometriose

Antes da cirurgia é preciso que seja realizado o estadiamento da endometriose, ou seja, é preciso que o médico ginecologista saiba todos os locais em que a mulher tem endometriose, para compor uma equipe preparada para uma cirurgia completa.

Por exemplo: se a mulher apresenta endometriose no intestino é preciso que um cirurgião do aparelho digestivo participe da cirurgia, ou se a endometriose estiver no ureter é preciso que um urologista participe da cirurgia.

O principal fator da cirurgia

É tratar todos os focos de endometriose e desta forma minimizar as chances dos sintomas permanecerem.

Outro aspecto importante no tratamento cirúrgico diz respeito a técnica cirúrgica.

A técnica por excisão dos focos de endometriose deve ser sempre empregada, em detrimento da simples cauterização dos focos de endometriose.

A técnica por cauterização

Não consegue tratar adequadamente a doença mais profunda e a recidiva dos sintomas pode ser muito precoce, necessitando de nova cirurgia para o tratamento definitivo.

Converse com seu médico para conhecer as opções de tratamento para o seu caso.

Saiba mais sobre:

Tipos de endometriose

Diagnóstico da endometriose

Tratamento para endometriose

Artigo publicado por Dr. Fernando F. Guastella CRM 112.601