Endometriose e mioma uterino

endometriose é a presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina. Uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres durante o período reprodutivo. O mioma uterino é um tumor (nódulo) benigno do útero e acomete cerca de 60% das mulheres.

A maior parte dos miomas não determina sintomas. Os sintomas dos miomas dependem principalmente da sua localização e em segundo lugar de suas dimensões.

O útero é dividido em 3 camadas.

  • Serosa: parte externa uterina, é extremamente delgada e também chamado de peritônio uterino.
  • Miométrio: representa a maior parte do útero e é composto principalmente por células musculares responsáveis pelas contrações uterinas
  • Endométrio: representa a parte mais interna do útero, local onde o bebê vai se desenvolver

Classificação dos miomas

A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) classifica os miomas em relação a sua localização.

  • Submucoso;
  • Intramural;
  • Subseroso;

O mioma submucoso é definido quando a sua localização é completamente ou parcialmente dentro do endométrio. Este tipo de nódulo é o mais sintomático e determina com muita frequência aumento do sangramento e cólica menstrual.

Mioma e endometriose

Imagem de ultrassom demonstrando um mioma submucoso assinalado na seta azul. Seta laranja mostrando o endométrio em branco envolvendo o mioma (mioma completamente submucoso).

O mioma intramural é ocorre quando sua localização é somente no interior do miométrio, sem acometer o endométrio ou a serosa uterina. São nódulos que podem determinar aumento do sangramento ou cólicas menstruais, especialmente quando de grandes dimensões.

Ultrassom transvaginal com mioma uterino

Imagem de ultrassom mostrando um mioma intramural assinalado na seta azul

O mioma subseroso ocorre quando o nódulo está parcialmente ou completamente do lado externo do útero. São nódulos habitualmente assintomático, exceto por exemplo se o pedículo torcer, determinando dor abdominal de forte intensidade

Ultrassonografia transvaginal para endometriose e mioma uterino

Imagem de ultrassom demonstrando mioma subseroso assinalado na seta azul e útero em corte transverso na seta laranja.

O mioma transmural é definido quando o nódulo possui componente subseroso, intramural e submucoso e habitualmente possui grandes dimensões.

O mioma não se transforma em câncer, embora existam tumores malignos do útero, chamados de sarcomas.

ultrassom transvaginal com preparo intestinal

Desenho esquemático com a classificação dos miomas segundo a FIGO: 0: Intracavitário, 1: Submucoso <50% intramural, 2: Submucoso > 50% intramural, 3: IM mas em contato com o endométrio, 4: Intramural, 5: Subseroso > 50% intramural, 6: Subseroso <50% intramural, 7: Subseroso pediculado, 8: Cervical, parasitário

Diagnóstico do mioma

O mioma é diagnosticado por ultrassonografia pélvica ou ultrassonografia transvaginal. A via transvaginal possui uma resolução de imagem muito superior à pélvica e desta forma, nas mulheres que não tenham contraindicações, a ultrassonografia transvaginal é o melhor método para o diagnóstico dos miomas.

Em algumas situações a ressonância magnética poderá ser solicitada para a avaliação dos miomas, especialmente quando o útero possuir grandes dimensões ou o mioma possuir características atípicas na ultrassonografia.

Miomas atípicos podem algumas vezes corresponder a sarcomas (tumor maligno) e algumas das principais características dos miomas atípicos segundo uma publicação científica de 2019 com a maior casuística de mulheres com diagnóstico de sarcomas são:

  • Grandes dimensões;
  • Crescimento rápido;
  • Crescimento na menopausa
  • Áreas císticas (degeneração)
  • Muita vascularização

Link para artigo científico: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30908820

Qual a relação entre Endometriose e mioma uterino?

As duas doenças são muito prevalentes nas mulheres durante o período reprodutivo e os sintomas podem ser semelhantes, especialmente a cólica menstrual, inchaço abdominal e sensação de peso na pelve.

É importante realizar uma investigação de endometriose em mulheres com cólicas e já com diagnóstico de mioma, pois é frequente que ambas as doenças estejam presentes na mesma mulher.

Não há maior chance de mulheres com mioma apresentarem endometriose.

 

A Humanize Diagnósticos é um laboratório especializado no ultrassom transvaginal com preparo intestinal para pesquisa de endometriose. Agende e faça seu exame com especialistas.

 

Referências bibliográficas

Termos, definições e medidas para descrever as características ultrassonográficas do miométrio e das massas uterinas: uma opinião de consenso do grupo de avaliação ultrassonográfica morfológica do útero (MUSA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25652685/.

Acurácia da ultrassonografia transvaginal versus ressonância magnética no diagnóstico da endometriose retossigmóide: revisão sistemática e metanálise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30964888.

Abordagem sistemática da avaliação ultrassonográfica da pelve em mulheres com suspeita de endometriose, incluindo termos, definições e medidas: uma opinião de consenso do grupo International de Analise da Endometriose Profunda (IDEA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27349699/.

Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/.

Ultrassonografia para Endometriose Profunda Infiltrativa e Ovariana. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076877/.

Saiba mais

https://aagl.org

O que causa a endometriose?

Quais os principais tipos de endometriose?

Quando fazer o exame para pesquisa da endometriose?

Artigo publicado por Dr. Fernando Guastella CRM – SP 112.601[/fusion_text]