PESQUISA DA ENDOMETRIOSE

Ultrassom transvaginal e abdominal com preparo intestinal para pesquisa da Endometriose

Considerando o melhor exame para o Diagnóstico da Endometriose, o ultrassom transvaginal com preparo intestinal para pesquisa da Endometriose, também é chamado de ultrassonografia transvaginal especializada.

A Humanize Diagnósticos utiliza o protocolo de exame desenvolvido pelo Dr. Fernando F. Guastella que inclui em todas as pacientes a avaliação transvaginal e abdominal na pesquisa da Endometriose.

Diagnóstico da Endometriose

A via transvaginal permite o diagnóstico da doença nos locais mais comuns. A via transabdominal complementa o exame e permite diagnosticar a Endometriose também em locais menos comuns, como no diafragma, região umbilical, cicatriz da cesárea, região inguinal, ceco, apêndice, ileo e sigmoide. Embora a Endometriose seja menos comum nestes locais, a doença somente é diagnosticada quando o protocolo do exame inclui a avaliação de todos os locais em que a doença acontece.

O detalhamento de todos os locais em que a Endometriose está localizada é chamado estadiamento. O estadiamento é a informação mais importante que o médico precisa, para planejar o tratamento, que pode ser cirúrgico ou com hormônios, dependendo de cada caso (mais informações no blog).

Laudo da Endometriose

Em todo laudo, quando a paciente apresenta Endometriose, é realizado um desenho esquemático da pelve, que facilita a interpretação do exame pelo médico e especialmente para a paciente, que desta forma, pode compreender melhor, onde os focos da Endometriose estão localizados em seu corpo.

Agendamento de Exames

Todos os médicos da Humanize Diagnósticos que realizam o exame para pesquisa da Endometriose, passaram por amplo treinamento com o Dr. Fernando F. Guastella e hoje são também professores, nos cursos ministrados por toda a equipe, para médicos radiologistas de todo o Brasil.