O que é Endometriose?

Endometriose é uma doença na qual o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.

O tecido endometrial é a parte mais interna do útero, onde o bebê em estágio inicial vai implantar e se desenvolver.

Todos os meses durante o endométrio se desenvolve, para poder receber o bebê, mas, se a mulher não engravida as células endometriais se desprendem a saem com a menstruação e um novo ciclo se incia.

Existem diversas teorias para o aparecimento da endometriose, a mais aceita é a da menstruação retrógrada, um achado fisiológico e que acontece em todas as mulheres.

Dentro da cavidade abdominal todos os órgãos ficam recobertos por uma pele fininha, chamada peritônio.

Caso as células endometriais contidas no sangue da menstruação consigam se fixar e crescer no peritônio, surge a endometriose.

Tipos de endometriose

Endometriose Superficial

Definida quando a invasão das células endometriais no peritônio é menor que 1 mm, daí o nome superficial.

Endometriose Ovariana

Caracterizada pela formação de cistos com conteúdo espesso, representado por sangue antigo no interior do ovário, estes cistos são chamados de endometriomas.

Endometriose Profunda

Definida quando os focos da doença, invadem o peritônio em mais de 5 mm, ou quando acometem outros órgãos como o intestino, bexiga e a vagina.

Sintomas da endometriose

O principais sintomas da endometriose incluem a cólica menstrual intensa, dor durante as relações sexuais, alterações intestinais cíclicas como a dor para evacuar durante o período menstrual, diarreia e constipação cíclica, dor para urinar no período menstrual, distensão abdominal e infertilidade.

Por que endometriose dói todos os meses?

A dor cíclica acontece porque os implantes da doença respondem aos estímulos hormonais e quando chega na época da menstruação, de maneira semelhante ao que acontece no útero, ocorre um processo inflamatório, com o objetivo de promover a menstruação,  gerando dor todos os meses.

 

A Humanize Diagnósticos é um laboratório especializado no ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Agende e faça seu exame com especialistas.

 

Referências bibliográficas

Acurácia do Ultrassom Transvaginal para Diagnóstico de Endometriose Profunda no Retossigmoide: Revisão Sistemática e Meta-Análise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26213903/

Abordagem sistemática da avaliação ultrassonográfica da pelve em mulheres com suspeita de endometriose, incluindo termos, definições e medidas: uma opinião de consenso do grupo International de Analise da Endometriose Profunda (IDEA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27349699/

Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/

Ultrassonografia para Endometriose Profunda Infiltrativa e Ovariana. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076877/

Ultrassom transvaginal versus ressonância magnética para diagnóstico de endometriose profunda infiltrativa: revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29154402/

 

Saiba mais sobre:

O que causa a endometriose?

Quais exames detectam a endometriose?

Cólica menstrual muito forte?

 

Artigo publicado por Dra. Aline Mormilo Borges CRM 120.044