PESQUISA DE HPV (PAPILOMAVIRUS HUMANO)
O HPV
É um vírus de grande prevalência nos homens e mulheres com vida sexual ativa. Na maior parte das vezes a infecção é transitória, desaparecendo entre seis meses e dois anos, espontaneamente na maior parte das pacientes, por conta da atuação do sistema imune.
Existem mais de 40 tipos de HPV que afetam o trato genital, divididos em subtipos de baixo grau que possuem menor chance de determinar o câncer de colo (subtipos principais 6 e 11) e subtipos de alto grau, pois possuem maior chance de determinar o câncer de colo (subtipos principais 16 e 18).
Os sintomas
Podem ser a presença de verrugas no colo uterino, vagina, vulva, períneo e ânus. Cerca de 90% das vezes estas manifestações estão relacionadas com os subtipos de baixo grau 6 e 11.
Algumas vezes não há a formação de verrugas, mas a presença de alterações celulares no colo uterino, que são precursoras do câncer, chamadas NIC 2 e NIC 3. Cerca de 70% dos tumores malignos do colo uterino são determinados pelos subtipos 16 e 18.
Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir o aparecimento do câncer em praticamente 100% das pacientes.
Já está disponível também a vacina para HPV para os principais sorotipos (6, 11, 16 e 18).
O procedimento para detecção do HPV e identificação do subtipo pode ser realizado no exame de citologia líquida, ou ainda em exames específicos com a coleta de material no colo uterino, vagina e vulva.
A coleta
É simples, sendo realizada pelo ginecologista e enviada ao laboratório em meio apropriado, fornecido pela Humanize Diagnósticos. A análise das amostras por PCR (reação em cadeia da polimerase) apresenta elevada acurácia para o diagnóstico e classificação do subtipo de HPV.