PESQUISA DE TROMBOFILIAS
Trombofilias
São doenças que estão associadas ao maior risco de trombose venosa, abortamento e óbito fetal súbito na gravidez. Podem ser hereditárias ou adquiridas.
Quando o diagnóstico de uma trombofilia é realizado, deve-se procurar um profissional especializado para discutir a necessidade de anticoagulação, que ocorrerá em situações específicas, além de receber orientação sobre como evitar os fatores de risco para trombose no dia a dia.
As principais orientações para a rotina diária são o uso de meias elásticas de média compressão, especialmente durante viagens de avião, andar com maior frequência dentro do avião, não fumar e evitar uso de estrogênio ou pílulas anticoncepcionais que contenham estrogênio pela via oral.
A Humanize Diagnósticos realiza a pesquisa das trombofilias por biologia molecular e genética, trazendo segurança no diagnóstico.
Principais trombofilias hereditárias
São determinadas por mutação do fator 5 de Leiden, mutação do gene da protrombina, deficiência de antitrombina, deficiência de proteína C e proteína S, mutação no gene da metileno tetrahidrofolato redutase (MTHFR) e hiperhomocisteinemia.
A principal trombofilia adquirida é a síndrome dos anticorpos antifosfolípides, sendo a pesquisa realizada na presença do anticoagulante lúpico do anticorpo anticardiolipina.