Sintomas da Endometriose

Cólica menstrual:

A cólica menstrual é o sintoma da endometriose mais comum. Na história clínica o relato mais comum é a mulher que nunca apresentou cólica e em determinado momento da vida a cólica apareceu, ou ainda a mulher que sempre teve cólica, mas em algum momento a dor aumentou de intensidade.

Deve-se destacar quando a mulher apresentar cólica, especialmente se a dor for de forte intensidade, a importância da investigação. É preciso acabar com a crença que cólica é normal.

Dor durante a relação sexual:

A endometriose pode determinar dor durante as relações sexuais, especialmente quando relacionada com a profundidade.

Dor durante a relação sexual para a penetração, localizada na parte de fora, está mais relacionada com outra condição clínica, chamada de vaginismo.

Endometriose e alterações intestinais:

A endometriose pode acometer o intestino e nestas situações pode ocorrer a dor para evacuar durante o período menstrual.

Algumas mulheres relatam também episódios de diarreia ou constipação durante a menstruação.

É importante destacar que é comum soltar um pouco o intestino durante as menstruações.

A suspeita clínica acontece especialmente quando os sintomas intestinais nunca existiram e em algum momento da vida apareceram.

Endometriose e alterações urinárias:

O sintoma mais característico da endometriose na bexiga é a dor para urinar durante o a menstruação. Frequentemente as mulheres acham que estão com infecção urinária, pois os sintomas são os mesmos (dor e aumento da frequência urinária) e até recebem tratamento para isso equivocadamente.

Apresentar um ou dois episódios de infecção urinária durante a menstruação é possível, mas se todo mês estes sintomas surgem na menstruação, deve-se considerar a endometriose na bexiga como o principal diagnóstico.

Endometriose na parede abdominal:

Mulheres que tiveram cesárea ou outras cirurgias uterinas podem apresentar endometriose na parede abdominal.

O principal sintoma é a percepção de um nódulo (caroço) na parede abdominal, próximo da cicatriz na pele. Este nódulo dá a sensação de crescer e doer durante as menstruações.

É uma dor bem localizada, que pode ser apontada com o dedo pela paciente.

Outro local na parede abdominal é a região umbilical. Dor no umbigo ou saída de sangue durante a menstruação deve-se pensar em endometriose na cicatriz umbilical.

Endometriose e infertilidade:

E endometriose geralmente determina algum tipo de sintoma doloroso, porém algumas pacientes podem não apresentar dor e serem portadoras de endometriose profunda.

Durante a investigação da infertilidade é fundamental a pesquisa da endometriose, pois cerca de 20-50% das mulheres que estão em clínicas de reprodução assistida apresentam endometriose.

Saiba mais sobre:

O que é endometriose?

Sintomas da endometriose intestinal

Quais os exames detectam a endometriose?

Artigo publicado por Dr. Fernando F. Guastella CRM 112.601